2

segunda-feira

Tricotilomania, o que é?

Olá meninas. Hoje o assunto que vou abordar no blog é de extrema importância, senti a necessidade de falar sobre este distúrbio que acomete muitas meninas novas e tenho certeza que muitas não sabem que se trata de uma doença e muito menos já ouviram falar neste distúrbio. Então peço que leia se você tiver interesse de saber verdadeiramente do que se trata. E espero está ajudando alguma de vocês com essa postagem!


Tricotilomania  é um distúrbio crônico, relacionado ao transtorno obsessivo compulsivo, que faz com que a vítima sinta um desejo incontrolável de arrancar pêlos do próprio corpo, levando a uma notável calvície e provocando trauma, físico e psicológico. Ansiedade e depressão frequentemente acompanham o quadro. 
Os lugares mais frequentes são: couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Outros lugares também podem fazer parte dos locais escolhidos. 
Para muitas pessoas esse comportamento começa ainda na infância ou adolescência e dura por toda a vida, levando-as a calvície total.

Pessoas que sofrem de tricotilomania, costumam brincar com os cabelos que arrancam, examinando a raiz, passando os cabelos nos seus lábios, mordendo e até mesmo comendo-os, ação chamada de Tricotilofagia.
Essas pessoas sabem perfeitamente que esse comportamento não faz sentido algum, e por isso envergonham-se e tentam esconder a TTM.



Consequências: O impacto emocional causado pela TTM é muito grande. Sentimentos de impotência, isolamento, frustração, e vergonha, podem ter efeitos desastrosos na auto-estima de quem sofre de TTM. Não é incomum que pacientes com TTM sintam como se suas vidas tivesse sido arruinada por esse distúrbio. Geralmente o comportamento é mantido em segredo por anos e anos, tornando difícil até visitas ao médico. Muitos não procuram por ajuda, seja lá por pensarem que não há nada que possam fazer, por falta de informação, ou por medo. É também muito comum que sejam ridicularizados pelos próprios parentes.
Todo esse segredo relacionado ao distúrbio faz com que os sofredores se afastem da vida social.
O pior aspecto da TTM é a ingestão dos cabelos, que pode levar a formação de tricobenzoar, bolo de cabelo no estômago, que com o tempo pode causar um bloqueio intestinal.

Você exibe esses sintomas?


1) Você tem costume de ficar analizando seus cabelos com as pontas dos dedos, enrolando-os, e puxando-os?

2) Você faz isso enquanto lê, assiste TV, dirige, está no telefone, ou antes de adormecer?

3) Você tem a sensação de ansiedade e aumento de tensão antes de arrancar seus cabelos?

4) Você sente alivio após arrancar seus cabelos, seguido de culpa por tê-lo feito?

5) Você evita atividades como natação?

Se você exibe o comportamento acima, vocêpode sofrer de um distúrbio chamado Tricotilomania, ou TTM.



"A tricotilomania é muito mais que uma 'mania' de arrancar os fios de cabelo. É um distúrbio serio  que vem acompanhado de outros problemas e merece muita atenção e que pode trazer danos irreversíveis ou de difícil tratamento."


Tenha um ótimo dia!

22 comentários:

  1. Jessica Rocha23.1.12

    Oi Mary é um assunto muito serio . tenho uma amiga que faz isso com os cabelos. não sabia que era uma doença, fiquei assustada. vou conversar com ela. beijos

    ResponderExcluir
  2. Aii...esse assunto é seríssimo e acho muito importante que seja falado.Adorei o post...muito explicativo.
    Bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, conteúdo muito bom. Conteúdo mto importante de ser abordado.

    Flor, gostei muito do seu blog e já virei seguidora.

    Aparece no meu tb e se gostar me siga, será um prazer!

    Bjus!

    http://desejosdeumafashionista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oi linda obrigada por seguiel la amei
    seu carinho
    nossa que postagem boa
    adoreiiiiiiiiiiiiii
    super bom ler sobre saude
    bezosssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que se chamava assim.
    Eu só fico enrolando meu cabelo kkkk
    :x
    Só que eu não fico arrancando u-u
    PinkPimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. me assustei. isso deve ser tratado. nossa! :/

    Passa la no blog e nao some nao hein?! bjo

    ResponderExcluir
  7. Meu deus! O nome não me era estranho, mas não sabia o que causava e tudo mais. Isso é seríssimo mesmo! tem que ser tratado muito urgente!
    Valeu o alerta!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. muito interessante esse post, me assustei um pouco mais tudo bem.
    seu blog é ótimo, adorei !

    beijos, Rhana Bassanesi.

    http://divamaisbela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Bem interessante o post... e muito serio! é importante abordar deste assuntos...
    beijos*
    Te seguindo linda!
    www.tutticharming.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá super fofo seu blog
    seguindo poderia seguir o meu tbm linda ?
    beijos juju ;*
    http://jujuutorres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do post explicativo, eu por exemplo não conhecia esse distúrbio, gravíssimo mesmo!

    http://tvfabulous.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Assunto bastante sério. gostei do post.
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, ja ouvi falar várias vezes nessa doença em vários canais de tv, mais nunca ouvi o nome e com esse aprofundamento, realmente é muito sério... as vezes muitas leitoras tem esses sintomas e não imaginam o quão sério é née ? Adorei o blog! Parabéns

    ResponderExcluir
  14. muito bom o post!


    TEM SORTEIO NO BLOG! 7 ESMALTES!!!

    http://xicabrecho.blogspot.com/2012/01/sorteio-big-universo.html


    http://www.facebook.com/pages/Blog-Brech%C3%B3-da-Xica/340080466004442

    ResponderExcluir
  15. No inicio você falando sobre essa doença eu fiquei até com medo depois que li que era sobre arrancar os fios de cabelo me deu um alivio por que eu não sofro disso, as vezes eu arranco um fio meu sem querer eu faço um escandâlo #dramática deve ser horrivel a pessos arrancar tantos fios de cilios até ficar da forma daquela imagem, os cilios postiços não tão muito baratos para comprar todos os dia.
    http://pinkepaete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. gosteei hsuhsua !

    conitnuem arrecadando votos *--*, o concurso blog contra blog continua !

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do post ... Esse assunto é seríssimo ....


    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Uiee,que horror!! Nunca senti isso,graaças a Deus,mas é terrível mesmo!

    Amoree,amei seu blog e quero elogiar o cabeçalho,que é cheeio de imagens de looks com a bandeira do Reino Unido,eu amo essa bandeira em looks! rsrsrs

    Beeijos,tô seguindo! S2
    http://blogmymemories.tk

    ResponderExcluir
  19. Muito legal o post, esse assunto realmente é importantíssimo! E precisa ser bastante divulgado pq ainda é pouco conhecido, e isso dificulta identificarmos pessoas que sofrem desse mal acabando por não poder ajudá-los!! Muito bom mesmo, parabéns!

    bêju =*

    http://quantafrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa eu não sabia, adorei ... flor obg pela visita volte sempre vio? bjs

    Rawar-->> World Girl
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Aai que coisa estranha.
    Graças a deus e nao tenho tricotilomania não.
    Seria estranho eu arrancando meus propios pelos O_O
    Adorei aqui!
    Os posts sao super interativos e o design é uma graça!
    Seguindo (:
    Adoraria ter você nos meus seguidores também (:

    Bjs
    htp://blogportalteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. ficou linda a makee parabéns beijos
    http://jujuutorres.blogspot.com/

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA.


-Dúvidas? entre em contato: blogmaryecia@gmail.com